domingo, 21 de abril de 2013

Para que servem os logaritmos?!



Todas as vezes que o conteúdo de logaritmo é apresentado em sala de aula e os alunos se deparam com os seus conceitos, definições e exemplos surgem alguns questionamentos e comentários comuns ao professor e ao próprio “eu” do aluno, como por exemplo: “Pra que eu vou usar isso?”; “Isso nem faz sentido pra mim.”; “Esse troço não faz sentido!” e por fim... “Para que servem os logaritmos?”
Diante disso, resolvi trazer para vocês algumas aplicações e utilizações dos logaritmos que afetam diretamente no dia a dia das pessoas e normalmente sem que elas percebam ou que simplesmente se trata de um logaritmo, vejamos algumas:
Na computação, é utilizado o logaritmo na base 2 para representar dígitos de informação (bits).
Na física, a escala logarítmica é utilizada em diversas aplicações. Uma delas é a escala de decibéis, que mede a intensidade de sons. Ela é uma escala logarítmica também na base 10.
Na química, por sua vez, os logaritmos são aplicados para calcular o pH (potencial hidrogeniônico) de uma solução.
Na geologia, os logaritmos permitem medir a amplitude (ou a “força”) de algum abalo sísmico (terremoto) através da Escala Richter. A base utilizada, neste caso, é a 10, de modo que um abalo sísmico com 6 pontos nesta escala é 10 vezes mais forte do que um abalo com 5 pontos.

E você já pensou em pesquisar mais para saber a utilidade dos logaritmos ou outros conteúdos matemáticos?  Comente sobre o que você achou e compartilhe com os nossos amigos aqui no nosso blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário