quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dúvidas em Sinais ?!


No nosso dia a dia como professores deparamos com muitos alunos que ainda enfrentam muitas dúvidas na regrinha de sinais, os mesmos insistem em gravar sendo o mais pratico seria entender, uma vez entendido nunca mais esquecido. Estou postando esse vídeo para facilitar um pouco mais, na resolução de vários exercícios que envolvam os números inteiros !!! 


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=rwbRMC7ZWyY

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A arte dos mosaicos e a Geometria


Bom dia amigos!!! 
Vejam como a geometria aparece na arte dos mosaicos, criando figuras e imagens. Deixem seus comentários e opiniões sobre o vídeo. Abraço a todos!

domingo, 21 de abril de 2013

Para que servem os logaritmos?!



Todas as vezes que o conteúdo de logaritmo é apresentado em sala de aula e os alunos se deparam com os seus conceitos, definições e exemplos surgem alguns questionamentos e comentários comuns ao professor e ao próprio “eu” do aluno, como por exemplo: “Pra que eu vou usar isso?”; “Isso nem faz sentido pra mim.”; “Esse troço não faz sentido!” e por fim... “Para que servem os logaritmos?”
Diante disso, resolvi trazer para vocês algumas aplicações e utilizações dos logaritmos que afetam diretamente no dia a dia das pessoas e normalmente sem que elas percebam ou que simplesmente se trata de um logaritmo, vejamos algumas:
Na computação, é utilizado o logaritmo na base 2 para representar dígitos de informação (bits).
Na física, a escala logarítmica é utilizada em diversas aplicações. Uma delas é a escala de decibéis, que mede a intensidade de sons. Ela é uma escala logarítmica também na base 10.
Na química, por sua vez, os logaritmos são aplicados para calcular o pH (potencial hidrogeniônico) de uma solução.
Na geologia, os logaritmos permitem medir a amplitude (ou a “força”) de algum abalo sísmico (terremoto) através da Escala Richter. A base utilizada, neste caso, é a 10, de modo que um abalo sísmico com 6 pontos nesta escala é 10 vezes mais forte do que um abalo com 5 pontos.

E você já pensou em pesquisar mais para saber a utilidade dos logaritmos ou outros conteúdos matemáticos?  Comente sobre o que você achou e compartilhe com os nossos amigos aqui no nosso blog.


terça-feira, 16 de abril de 2013

Grandes Matemáticos


EULER(1707-1783)

               Leonhard EULER nasceu na Basiléia, Suíça. Teve uma formação abrangente, tendo se formado em Matemática, Teologia, Medicina, Astronomia entre outras disciplinas, chegando a ser o principal matemático da Academia de São Petersburgo, Rússia. Entre estudos relacionados à matemática devem ser destacados os seus estudos sobre funções f(x) e o estudo relacionado aos poliedros convexos, onde EULER estabeleceu que: “Em todo poliedro convexo, o número de arestas mais 2 é igual ao número de vértices mais o número de faces.” Onde podemos simplesmente escrever: A+2=V+F(relação de Euler).
            Esta relação é normalmente vista por alunos de 2ª série do ensino médio, durante o estudo da Geometria Espacial, a partir disso, publicamos aqui neste blog alguns exercícios como forma de aplicar a relação escrita por EULER no século XVIII, convido os visitantes, alunos e amigos deste blog a resolver as questões propostas e em breve disponibilizaremos as respostas correspondentes. Comentários sobre as questões a até resoluções serão aceitos.

Questões propostas


1- Num poliedro convexo de 10 arestas, o número de faces é igual ao número de vértices.
Quantas faces tem o poliedro?

2- Um poliedro convexo de onze faces tem seis faces triangulares e cinco faces.
Quadrangulares. Calcular o número de arestas e de vértices do poliedro.

3-(UF-AM) O número de faces de um poliedro convexo de 22 arestas é igual ao número de vértices. Então, qual o número de faces do poliedro? 

4- Qual das afirmações abaixo é verdadeira?

a) Existe poliedro regular com faces quadrangulares.
b) Existe poliedro com três faces.
c) Uma face é a intersecção de duas arestas.
d) Um hexadecaedro tem 6 faces.
e) Todo poliedro tem 8 vértices.

5- Se um poliedro convexo e fechado tem 7 vértices e 15 arestas, então esse poliedro tem:
a) 7 faces.
b) 8 faces.
c) 9 faces.
d) 10 faces.
e) 12 faces.



quinta-feira, 4 de abril de 2013

Geometria das Abelhas


Amigos encontrei esse vídeo no Youtube e não poderia deixar de compartilhar aqui no nosso blog, vejam como as abelhas utilizam a geometria espacial com eficiência na construção de suas colmeias e como esses sólidos com bases hexagonais contribuem para um volume maior de armazenagem. Espero que vocês assistam e gostem.