terça-feira, 21 de maio de 2013

A sequência Fibonacci e o número de ouro


Boa tarde alunos e amigos do blog estavam preparando um material para aula de “sequencias e sucessões” quando encontrei esse vídeo muito interessante sobre a sequencia de Fibonacci e o número de ouro. Decidi então compartilhar com vocês, pois ele mostra alguns exemplos da natureza onde essa sequencia tão antiga descoberta por Leonardo de Pisa aparece de forma bem diversificada, espero que gostem e se possível, comentem, deixem as suas opiniões sobre o vídeo.



terça-feira, 7 de maio de 2013

A Matemática nas artes


A matemática e a arte caminham juntas de maneira bem natural formando belas formas e desenhos, por isso gostaria de mostrar a vocês um pouco de matemática com arte demonstrada por Mauritus Cornelis Escher, conhecido como M.C. Escher que nasceu na Holanda em 1898 e faleceu em 1970, dedicando toda sua vida as artes gráficas. Apesar de não ter grandes conhecimentos matemáticos, Escher abusava de formas geométricas em suas obras como podemos ver nas figuras abaixo, inclusive dando a ideia de ilusionismo em muitas delas, despertando curiosidade e enchendo os olhos de quem admira. Os formatos dos sólidos geométricos chamaram muito a atenção de Escher que de maneira brilhante aplicou em sua arte, tornando-se um dos mais conhecidos no mundo na arte de transformar poliedros em desenhos de ilusões espaciais.



Desafio!!! 

Agora que você conheceu um pouco da arte visual deste artista, você conseguiria dizer os nomes de algumas figuras planas ou espaciais que aparecem nessas obras de arte?

Fonte: http://www.mcescher.com/